Band Multi

Pederneiras fez ações na semana de prevenção a leishmaniose visceral

A doença infecciosa grave pode atingir pessoas e animais

Por Hiltonei Fernando

A doença infecciosa grave pode atingir pessoas e animais
A doença infecciosa grave pode atingir pessoas e animais
foto: divulgação

A prefeitura de Pederneiras-SP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou diversas ações este mês em virtude à Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral. 
A doença grave é causada por um parasita transmitido para pessoas e cães por meio da picada de um inseto muito pequeno, conhecido como “mosquito palha”.

Agentes de endemias visitaram diversos pontos da cidade falando sobre o tema, distribuindo folhetos e explicando sobre o diagnóstico precoce, tratamento, sobre a importância de manter os ambientes limpos para controle do vetor e cuidados de saúde e higiene dos animais, com o objetivo de reduzir riscos de transmissão da doença nos seres humanos e nos animais. 

Além da realização de palestras nas escolas municipais, no Cras (Centro de referência de Assistência Social) do bairro Cidade Nova e no último evento #VemPraPraça, realizado no bairro Antonio de Conti. 

Sinais e sintomas da LV em humanos

Entre os sintomas da doença estão: febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço. Em casos graves podem ocorrer sangramentos. As pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento.

Sinais e sintomas nos cães

Os cães infectados pelo parasita podem adoecer logo ou demorar meses para apresentar sintomas. Os principais sintomas nos animais são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento exagerado das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, nas orelhas, ao redor dos olhos e nas patas.

Outras informações pelo telefone: (14) 3284-4673 ou (14) 3284-4313.