A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (28), a Operação Midas para combater o comércio ilegal de ouro no estado do Tocantins. Foram empregados 163 policiais federais para o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Nacional (TO), Natividade (TO), Conceição do Tocantins (TO), Goiânia (GO, Uruaçu (GO), São José do Rio Preto-SP, Ribeirão Preto-SP e São Paulo (SP), Londrina (PR) e Caxias (RS), expedidos pela Justiça Federal de Gurupi-TO.
A operação tem como objetivo abastecer o conjunto probatório já existente, assim como combater o comércio ilegal de ouro na região de Natividade-TO, recuperar o ouro extraído ilegalmente e os valores obtidos com o crime.
Conforme indicaram as investigações, pessoas residentes em outras unidades da federação compraram ouro de garimpeiros ilegais da região de Natividade-TO, pagando valores menores que o praticado no mercado e sem a devida certificação.
Os envolvidos poderão responder pelo crime de receptação e comercio ilegal de ouro. O nome da operação remete ao personagem da mitologia grega que transformava tudo que tocava em ouro.