A Polícia Ambiental devolveu, na tarde de quinta-feira (13), um tamanduá-bandeira à natureza. O animal havia sido resgatado no quintal de uma casa na cidade no bairro Vila Nova, em Presidente Bernardes-SP.
Depois de retirado da casa, o tamanduá-bandeira foi levado para uma área no parque estadual do Rio do Peixe em Presidente Venceslau-SP. O animal com mais de 2,5 metros de comprimento, da ponta do focinho à ponta da cauda, tem pelagem marrom, as patas dianteiras são brancas, o peito e dorso são marcados por listras pretas e a cauda é volumosa.
Esse tipo de animal é encontrado em toda a América do Sul e Central, embora a população tenha diminuído consideravelmente em algumas áreas. Os especialistas dizem que o tamanduá precisa se movimentar por grandes áreas com florestas.
Os filhotes deixam a mãe depois de dois anos, quando são considerados totalmente adultos. Segundo o decreto nº 63.853/18 em seu anexo i, o tamanduá-bandeira está ameaçado de extinção na situação de vulnerável, ou seja, espécie que apresenta alto risco de extinção a médio prazo.