A Polícia Civil faz palestras sobre prevenção dos golpes para frequentadores do centro de convivência do idoso, no bairro Jardim Brasilândia, em Dracena-SP, nesta terça-feira (5). Pelo menos 40 pessoas participaram da ação.
O objetivo da explanação foi o de ajudar os idosos a se prevenirem contra os golpes virtuais mais comuns, que vêm sendo praticados por meio do uso da internet e celulares e que acabam trazendo grande prejuízo financeiro.
O convite partiu da coordenadora do CCI, Rosana Falcão, e o agente policial Reginaldo Rosa. Eles abordaram o tema de forma simples e prática, discorrendo sobre as modalidades de fraudes e golpes que atualmente são aplicados e que em sua maioria tem a figura da pessoa idosa como vítima preferencial, muito em razão do grau de vulnerabilidade em que esse público alvo acaba ficando exposto.
O policial civil lembrou que apesar destas novas modalidades de golpes advindos do convívio com o mundo virtual, há ainda relatos de casos de antigos golpes, em que o ambiente de abordagem se dá na via pública (rua), como o “conto do bilhete premiado” e o “golpe que simula carro saindo fumaça”.
Durante o bate-papo, também houve espaço para sanar as dúvidas e dicas de orientações sobre como se prevenir para não ser vitimado por golpistas.