Band Multi

Polícia Civil fecha o cerco aos crimes de estelionato

Participaram da ação cerca de 38 policiais

Por Hiltonei Fernando

Participaram da ação cerca de 38 policiais
Participaram da ação cerca de 38 policiais
foto: Polícia Civil

No início da manhã desta terça-feira (28), o Serviço Especial de Investigação (SEI) e a Central de Polícia Judiciária de Presidente Prudente-SP, cumpriram seis mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e São Vicente. 

A operação contou com o apoio de 38 policiais. Foram apreendidos diversos celulares, máquinas de cartões de crédito, mais de R$ 15 mil em dinheiro e 39 documentos falsos.

Os documentos falsificados foram apreendidos e apresentados ao setor de captura do Dope, onde foram realizados os atos de Polícia Judiciária. A operação que leva o nome de “Gálatas 6:7”, faz menção ao versículo bíblico que diz respeito à lei da semeadura, "o que o homem semear, isso também vai colher". 

As investigações tiveram início há um ano quando criminosos se passavam por funcionários de empresas de departamentos, interagiam com as vítimas, via telefone, informando a respeito de compras realizadas utilizando cartões bancários e pedindo confirmação das transações. 

Diante da negativa da vítima a respeito da compra, pediam para que a ligasse para um telefone 0800 que constava no verso do cartão para a tentativa de bloqueio da operação, mas o que a vítima desconhece é que os criminosos continuam na linha telefônica e aplicavam o golpe.

A pessoa que fazia o atendimento da ligação, além de não bloquear, levantava mais informações a respeito da vítima, obtendo assim senhas e dados pessoais. Na sequência, um dos falsários se apresentava na residência da vítima para recolher o cartão, dizendo ser funcionário do banco.

Também participaram da ação, equipes do Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado (CERCO), DEIC/1º DIG de Santos e o apoio do Departamento de Operação Policiais Estratégicos (DOPE).