Band Multi

Polícia Federal investiga crimes de corrupção

Participaram cerca de 20 policiais

Por Hiltonei Fernando

Participaram cerca de 20 policiais
Participaram cerca de 20 policiais
foto: divulgação

A Polícia Federal (PF) de Marília-SP deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Expurgo Avícola, para cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, com a finalidade de aprofundamento da investigação sobre a prática do crime de corrupção, em tese envolvendo servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na cidade de Bastos-SP.

Elementos colhidos até o momento evidenciaram que um servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA estaria prestando informações, assistência e consultoria para proprietários de granjas na região de Bastos/SP, objetivando burlar fiscalizações e oferecer subsídios da legislação para contestar eventuais autuações impostas. Em contrapartida, as granjas beneficiadas contratariam o trabalho de consultoria e atividades oferecidas por integrantes da família do servidor.

Além dos mandados judiciais de busca e apreensão, foi determinado, pela Justiça Federal, o afastamento cautelar de referido servidor de todas as suas funções, inclusive, com bloqueio de senhas e acesso a dados institucionais. Participaram da operação mais de 20 policiais federais.

O nome expurgo avícola faz alusão à “ação de expurgar, limpar, retirar as impurezas” e no caso, está relacionado às atividades supostamente irregulares mantidas entre servidor lotado no setor de fiscalização do MAPA e proprietários de empresas de criação de aves.

Os investigados poderão responder, no limite de suas responsabilidades, pelos crimes previstos nos artigos 317 e 333 do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas no transcurso da investigação.