Band Multi

Prefeita de Bauru participa de evento sobre regionalização da saúde

O chefe da pasta no Estado também participou do evento

Por Hiltonei Fernando

O chefe da pasta no Estado também participou do evento
O chefe da pasta no Estado também participou do evento
foto: Secom/Bauru

A prefeita de Bauru-SP, Suéllen Rosim, participou na terça-feira (27) da abertura da etapa da ‘Oficina de Regionalização da Saúde’, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde. O secretário estadual, Eleuses Paiva, esteve no evento, assim como prefeitos e secretários de municípios da região. 

A regionalização da saúde tem como objetivo permitir uma ampla coordenação de esforços entre os grupos de municípios alcançados pelos Departamentos Regionais de Saúde e o governo estadual, com maior eficiência na designação de recursos públicos e provisão de serviços de saúde. Na prática, visa ampliar o acesso aos serviços de saúde dentro da macrorregião, concedendo assistência de maior qualidade e segurança à população, com gerência eficiente das filas, com gestão regionalizada e transparente.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, a pasta trabalha para a unificação da fila de espera por consultas, exames e cirurgias, e a verificação junto aos hospitais públicos e filantrópicos sobre a estrutura subutilizada, o que pode ampliar a capacidade de oferta de serviços aos pacientes, que em muitos casos aguardam por vários anos por cirurgias eletivas. Assim, o Estado quer formar listas de esperas regionalizadas na saúde.

Com essas informações, o Estado pretende direcionar os investimentos nas áreas onde detectar maior necessidade de recursos. “Muitas vezes a fila de espera do Estado, dos municípios e dos hospitais possuem os mesmos pacientes. Estamos atuando primeiro para unificar essa lista de espera, e assim poder investir onde a necessidade existe, de forma que os pacientes recebam o atendimento dentro de um prazo em que o seu quadro de saúde não se agrave. Este é um desafio muito grande, mas sem essa dimensão exata da fila não é possível avançar”, lembrou.

A prefeita Suéllen Rosim destacou que a parceria entre o governo estadual e os municípios é necessária para garantir o atendimento da população. “Os municípios gastam um valor elevado em saúde, e mesmo assim não é o suficiente, porque a necessidade é sempre alta também. Apenas somando esforços e tendo uma regionalização eficiente vamos conseguir diminuir a fila de espera”, disse.

O secretário Eleuses Paiva e a prefeita Suéllen Rosim visitaram o Hospital das Clínicas (HC), a Maternidade Santa Isabel e o Hospital Estadual (HE). Na oportunidade, a prefeita destacou a importância do início do funcionamento definitivo do HC. A unidade hospitalar começou a funcionar de forma definitiva no ano passado, e deverá ser ampliada gradativamente, sendo uma das principais ações para reduzir a falta de vagas para Bauru e região.

Informação: Secom Bauru