A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) de Presidente Prudente-SP, após realizar as manutenções necessárias nos equipamentos que estavam parados desde 2019, iniciou em caráter de testes, o funcionamento da Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), para processamento dos entulhos e posterior destinação para recuperação de estradas rurais.
A prefeitura recuperou o maquinário, que está sob a responsabilidade do CIOP, do qual é consorciado, e a partir desta semana iniciou a sua operação em caráter de testes, com a supervisão dos técnicos da pasta e do secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari.
A princípio, o equipamento fará o processamento dos entulhos recolhidos nos ecopontos, onde cada cidadão pode descartar uma porção pequena de resíduos. Os ecopontos estão localizados nos bairros Jardim Sabará, no Cambuci e no Residencial Bongiovani.
Já a Usina fica ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, com acesso pela Rodovia Júlio Budisk. No local, foram investidos mais de R$ 584 mil, provenientes do Fundo Municipal de Defesa dos Interesses Difusos (FID).
A massa gerada pela trituração do entulho será utilizada pela prefeitura na recuperação de estradas rurais, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. De acordo com o titular da Semea, a usina também será revezada entre os municípios consorciados ao CIOP.