Band Multi

Prefeitura orienta e faz alerta sobre risco de queda de árvores

Manutenção das árvores pode evitar quedas

Por Hiltonei Fernando

Manutenção das árvores pode evitar quedas
Manutenção das árvores pode evitar quedas
foto: Pref. Rio Preto

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto-SP, por meio do setor de Arborização Urbana, faz uma série de alertas e divulga orientações pela redução de riscos em caso de queda de árvores e galhos. A iniciativa está sendo reforçada especialmente em período de chuvas intensas, como as que estão ocorrendo em fevereiro.

“As árvores proporcionam inúmeros benefícios para o meio urbano, melhorando a qualidade do ar e até mesmo reduzindo o risco de inundações e enchentes. Porém, com as recorrentes chuvas no município, a comunidade deve estar alerta aos riscos não só da queda da árvore e dos galhos, como de raios. As fortes chuvas do verão podem ser acompanhadas por ventos e raios e que podem ocasionar grandes transtornos e acidentes”, diz Otton Arruda, engenheiro agrônomo da secretaria.

Análises e laudos

A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo faz vistorias ao longo do perímetro urbano, elaborando laudos técnicos e emitindo autorizações para a extração de galhos e de árvores em risco de queda, a fim de contribuir com a segurança e bem-estar da população.

Ainda assim, situações de vento e chuva podem provocar queda de galhos e árvores, inclusive de aparência saudável. Chuvas intensas e recorrentes como neste início de ano podem desestabilizar o solo e derrubar árvores por inteiro, mesmo após a parada das chuvas.

Evitando quedas

Para minimizar o risco de queda das árvores são necessários cuidados desde o planejamento do plantio, escolha da espécie adequada para o local; preparo do berço de plantio para o bom desenvolvimento das raízes; canteiros permeáveis no entorno das árvores para não ocorrer o sufocamento de raízes e do colo da árvore; realização de poda de condução; não fazer podas excessivas; fazer poda de raleamento seguindo a Norma ABNT NBR 16246-1:2013, quando é necessário aliviar o peso da copa da árvore.

Autorizações

Caso haja preocupação com a saúde de uma árvore que pode apresentar risco de queda, é preciso pedir vistoria para os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, por meio do Portal da Prefeitura, ou pessoalmente no Poupatempo ou Prefeitura Norte (Shopping Cidade Norte). Link: (riopreto.sp.gov.br/servico/autorizacao-supressao-de-arvores-vistorias-tecnicas).

A supressão e a poda de árvores precisam de autorização da Secretaria de Meio Ambiente. Porém, a execução de poda ou corte de árvores em calçadas na frente de imóveis ou em quintais e áreas particulares é de responsabilidade do proprietário.

Após a queda

Para situações em que já aconteceu queda da árvore por danos naturais ou ocasionados por terceiros, o proprietário ou possuidor do imóvel deverá comunicar à Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, no prazo de 15 dias.

A comunicação deverá ser protocolada na unidade de Poupatempo ou Prefeitura Norte com foto ou cópia do boletim de ocorrência, do Corpo de Bombeiros ou Polícia Civil, quando for o caso. Assim, a informação entrará para a base de dados da pasta e evitará que o munícipe, caso haja uma denúncia, possa receber multa por supressão não autorizada. A secretaria também orienta o plantio de uma nova muda, de espécie adequada que poderá ser retirada no Viveiro gratuitamente.

Após ocorrência de queda de árvores, o procedimento é ligar para o Corpo de Bombeiros (193). Se houver vítima, solicitar socorro via Samu ou Resgate dos Bombeiros. Se houver dano ao patrimônio ou vítimas, também é preciso registrar boletim de ocorrência.

Quando há quedas sem vítimas, sem danos ao patrimônio e em área pública, o munícipe também pode acionar diretamente a Secretaria de Serviços Gerais pelo telefone 3212 6310 para a retirada da árvore que caiu.

Orientações para períodos de chuvas:

- Evite permanecer em praças, bosques e ambientes arborizados durante ou logo após momentos de vento e chuva;

- Evite estacionar seu carro embaixo de árvores, especialmente as de grande porte;

- Se observar alguma árvore que esteja aparentemente “tombando”, com uma inclinação diferente do habitual, galhos secos ou quebrados, bem como a presença de cogumelos na base do tronco das árvores, evite permanecer no local e comunique a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, por meio de requerimento aberto junto ao Poupatempo, Prefeitura Regional Norte ou on-line, pelo site da prefeitura: (riopreto.sp.gov.br/servico/autorizacao-supressao-de-arvores-vistorias-tecnicas).

Informação: Josy de Sá/Secretaria de Comunicação