Band Multi

Prevenção e segurança são temas de palestra em Rio Preto

PM reuniu representantes de escolas de toda a região

Por Hiltonei Fernando

PM reuniu representantes de escolas de toda a região
PM reuniu representantes de escolas de toda a região
foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto

Mais de 800 pessoas estiveram reunidas na quarta-feira (12), no Teatro Paulo Moura, em Rio Preto-SP, para participar da palestra promovida pelo Comando de Policiamento do Interior – 5 (CPI-5) sobre Medidas Preventivas de Segurança em Ambiente Escolar.

Diversas autoridades do setor público, gestores, supervisores e outros profissionais da educação receberam orientações de segurança sobre os trabalhos que vêm sendo feitos pelas equipes de policiamento em relação à segurança nas unidades escolares.

A palestra foi ministrada pelo major Paulo Henrique Beltrani, que apontou formas de prevenção, sinais e estudos de comportamentos violentos, além de noções de segurança que devem ser seguidas dentro das escolas.

O prefeito da cidade, Edinho Araújo, esteve presente e cumprimentou pela iniciativa do encontro. “É importante que todas as frentes estejam unidas e em constante comunicação, desde gestão escolar, poder público, guardas e policiamento. Sabemos o quanto este momento é delicado e toda atenção é fundamental para impedir que mais crianças sejam vítimas”, afirmou.

Ele também ressaltou a importância da criação da futura nova Secretaria de Segurança Pública para a cidade, que "será de muita relevância para melhor interação entre autoridades civis e militares."

A secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, destacou a importância de barrar as chamadas fake news. “Nós temos a obrigação de ser o ponto final de uma mensagem mal-intencionada de whatsapp, não podemos fomentar situações que vão espalhar insegurança para a população. Como gestores e responsáveis pela educação das crianças nosso papel é informar autoridades para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, disse.

Adriana Campanholo, dirigente regional de Ensino, alertou para que, principalmente os professores, se atentem para os alunos em sala de aula. “Qualquer mudança de comportamento pode ser um sinal. Devemos saber o momento para acolher as crianças e ter conhecimento sobre a situação que aquele aluno está vivendo, às vezes até fora do ambiente escolar”, pontuou.

O coronel Fábio Rogério Cândido, comandante do CPI-5, responsável pelo evento, disse que a segurança pública é direito de todos e deve ser compartilhada entre todas as autoridades. “O nosso serviço de inteligência está muito atento ao monitoramento das redes sociais e recebendo diversas denúncias de ameaças. É importante que pais e responsáveis estejam atentos a todos os acessos que as crianças têm na internet. Existem muitos jogos e sites que são maliciosos e podem causar sérios prejuízos”, completou.

A PM informou que durante todo este período as rondas escolares foram intensificadas e até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência de gravidade ou violência que possam afligir a tranquilidade das pessoas.

Informação: Josy de Sá/Secretaria de Educação