O Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto (SP), iniciou nesta quinta-feira (20), as cirurgias robóticas com o Da Vinci Xi, sendo uma delas em paciente do SUS. As duas cirurgias realizadas consolidam o HB como referência em medicina de alta tecnologia, já que esta é a primeira instituição de saúde do Noroeste Paulista a adquirir a última e mais nova versão desta plataforma robótica.
A estreia do robô do HB foi marcada por uma cirurgia para correção de duas hérnias e da musculatura abdominal, realizada pelo Dr. Marco Ribeiro, cirurgião geral e do aparelho digestivo. Já a primeira cirurgia realizada em paciente do SUS foi realizada pelo cirurgião coloproctologista e oncológico Dr. Maximiliano Cadamuro Neto, em uma paciente com câncer colorretal.
O robô Da Vinci Xi também será utilizado em cirurgias urológicas, como tratamento de câncer de próstata, rim e bexiga, e em cirurgias oncológicas do aparelho digestivo, ginecológicas, como histerectomias e miomectomias. O equipamento vai beneficiar pacientes de todo o Brasil, especialmente do interior paulista e Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Do total de procedimentos, cerca de 15% serão em pacientes do SUS.
Foram investidos R$ 12 milhões para aquisição do aparelho, além de outros recursos destinados para melhoria da estrutura tecnológica, estrutura física (área com 1.200m²), processos de treinamento e qualificação de profissionais.
Informação: Hospital de Base