Band Multi

Programa Meu Emprego Inclusivo é apresentado para empresários

Mais de 100 empresários participaram

Por Hiltonei Fernando

Mais de 100 empresários participaram
Mais de 100 empresários participaram
foto: Marcos Sanches
Topo

Para apresentação do Programa Meu Emprego Inclusivo do Polo de Empregabilidade, a prefeitura de Presidente Prudente-SP, através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, reuniu mais de 100 empresários da região, no auditório da Inova Prudente.

A realização conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), que abriga o Polo de Empregabilidade. A presença dos empresários também atende ao convite do Ministério do Trabalho que orienta as empresas a cumprirem cotas. Segundo a Procuradora do Trabalho, Vanessa Martini, existe uma lei que exige o preenchimento de cotas em empresas com mais de 100 funcionários. A procuradora explicou sobre a lei e esclareceu dúvidas dos empresários.

A secretária da SAS, Clélia Tomazini, falou que o polo foi instalado neste ano em Prudente na Sedepp, junto com outros municípios compõem o Meu Emprego Inclusivo. Falou da importância dos empresários conhecerem a atuação do polo do Meu Primeiro Emprego Inclusivo, que poderá contribuir com a contratação da pessoa com deficiência. 

De acordo com a assessora técnica da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa, Fernanda Ferreira, desde que o programa teve início neste ano, o Polo de Empregabilidade entrevistou mais de 70 pessoas de Prudente e região com algum tipo de deficiência, e esse perfil será apresentado aos empresários para uma possível contratação.

O Meu Emprego Inclusivo surgiu com objetivo de aumentar a empregabilidade e a renda das pessoas com Deficiência. “É importante que as empresas abram suas portas à inclusão. O Polo tem como objetivo fazer essa ponte entre as pessoas com deficiência e as empresas, para promover a inclusão de forma mais capacitada”, disse a assessora técnica. 

De acordo com a Procuradora do Trabalho, o Ministério Público tem esse papel de exigir o cumprimento da cota de empregar pessoa com deficiência, mas também que os empresários também tenham esse instrumento de achar uma pessoa que se encaixe no perfil das empresas.

O evento contou ainda com a participação da Coordenadora de Sensibilização Vilma Roberto, e apresentação do detalhamento das atividades na região, com a Técnica Francielle Alves. No evento, houve apresentação de um vídeo de uma pessoa com deficiência atendida.

Ascom