Band Multi

Projeto ‘Cinema para Todos’ realiza 1ª Mostra de Cinema Ambiental

A primeira exibição será no dia 19 de setembro

Por Hiltonei Fernando

A primeira exibição será no dia 19 de setembro
A primeira exibição será no dia 19 de setembro
foto: cedida

O projeto ‘Cinema para Todos’, realizado por alunos da FCT Unesp de Presidente Prudente-SP com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, desenvolveram a 1ª Mostra de Cinema Ambiental, como o tema "EcoSaúde: Conexões Vitais".

A mostra ocorrerá entre os meses de setembro e outubro em diferentes pontos da cidade. A primeira exibição será no dia 19 de setembro, às 19h30, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, com a exibição do filme “Escute: A Terra Foi Rasgada”, um documentário nacional, dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal, que aborda a destruição causada pelo garimpo, além de destacar a luta e resistência de três povos indígenas: Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó).

Além disso, durante o período da mostra, serão oferecidas atividades complementares, como oficina de compostagem, que será realizada no dia 30 de setembro, às 8h30, e aula aberta de yoga, no dia 5 de outubro às 9h30.

A divulgação está sendo executada em parceria com a Secretaria de Cultura de Presidente Prudente (Secult), com Comitê de Ação Cultural (CAC) da FCT Unesp, a fim de apresentar o cinema como agente de cultura e desenvolver o senso crítico, estético e cultural do cidadão.

Sobre a mostra

A 1ª Mostra de Cinema Ambiental é um projeto desenvolvido pelos alunos da FCT, Helber Henrique Guedes e João Gabriel Menezes Luz da Silva, do curso de Geografia; Milena Vitoria Correia, Julia Russi Zanon e Jacke Helen, do curso de Arquitetura e Urbanismo; e Guilherme Marcondes, do curso de Fisioterapia. Além disso, a mostra conta com a participação externa de Gabriel Augusto, fotógrafo e produtor visual, e Caroline Araújo, formada em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

O objetivo da mostra é conscientizar sobre a necessidade de promover saúde pública de qualidade para todos os brasileiros, considerando como direito gratuito assegurado pela Constituição. Além disso, destaca a importância da educação ambiental como ferramenta fundamental para enfrentar as crises climáticas.

Assim, a mostra pretende gerar reflexões sobre políticas públicas efetivas, investimentos adequados, acesso universal aos serviços de saúde e uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos.

Informação: Secom PP