Band Multi

Projeto inédito leva música para escola municipal

Os cursos são ministrados em salas de aulas

Por Hiltonei Fernando

 Os cursos são ministrados em salas de aulas
Os cursos são ministrados em salas de aulas
foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

A cerimônia de assinatura do aditivo para implementação do “Projeto Guri na Escola” foi realizada na tarde de segunda-feira (27), no gabinete da prefeitura de Rio preto-SP. Participaram do encontro o prefeito da cidade, Edinho Araújo, representantes do projeto Guri - Lucia Carames Sartorelli, Relações Institucionais (SP), Carina Pedro, Gerente Regional SJRP , Alessandra Cazoli Silva, Supervisora Operacional, mais a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, a diretora pedagógica Dayse Cardoso Maciel e a diretora da escola Maria Emmelina Roquetti Verdi, Mônica Fernanda Salles.

O Projeto Guri gerido pela Santa Marcelina Cultura é um programa do Governo do Estado de São Paulo que atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes por ano, em 384 polos de ensino, localizados em 282 cidades do Estado de São Paulo. Desde a criação em 1995, já foram assistidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Trata-se de um projeto piloto na cidade, e a primeira escola contemplada é a Maria Emmelina Roquetti Verdi, localizada no Jardim Campo Belo. Em todo o estado de São Paulo, apenas 15 escolas participam desta iniciativa. Segundo a diretora Mônica Fernanda Salles, pianista clássica e pós-graduada em educação musical, os alunos, cerca de 120 crianças divididas em quatro turmas, terão aulas de iniciação musical, canto e coral.

“As crianças são atendidas em contraturno, fora do horário normal de aula. Quem estuda no período da manhã fará as aulas de música à tarde e vice-versa, como se faz com as atividades extra-curriculares, que são realizadas posteriormente às aulas obrigatórias, estabelecidas por lei”, explica a diretora Mônica Salles.

No Projeto Guri, a criança começa seus estudos aos 6 anos, na iniciação musical. É por meio de atividades lúdicas e práticas que os alunos dão seus primeiros passos. Um pouco mais adiante, meninos e meninas, estudam canto ou instrumento, além de coral, prática de conjunto e teoria musical – tudo isso por meio de aulas coletivas.

A unidade escolar Maria Emmelina Roquetti Verdi é de ensino fundamental e tem capacidade para 660 alunos entre 6 e 11 anos. O prédio possui nove salas de aula climatizadas, secretaria, refeitório, banheiros, área de serviço, espaço verde, sala de informática e biblioteca.

Informação: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação