A Secretária Municipal de Saúde (Sesau), Márcia Lima Dantas, participou de uma reunião por videoconferência nesta semana com representantes do Instituto Butantan, que garantiu uma parceria entre os órgãos para o projeto de ‘sequenciamento genômico’ da Covid-19 na região de Presidente Prudente-SP.
O objetivo do projeto é identificar as variantes que estão circulando na região, visando proporcionar maior eficácia no controle sanitário e epidemiológico do município.
De acordo com as representantes do Butantan, a parceria com a cidade é de grande importância, considerando que Presidente Prudente-SP é rota de acesso para os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo a responsável pela Sesau, Márcia Lima Dantas, o município terá identificação das variantes entre cinco e sete dias. Conforme mencionado em reunião, esse mapeamento contribuirá com o desenvolvimento de novas vacinas e modificação das já existentes. A secretária ressalta que o Instituto já se dispôs a realizar também o sequenciamento com o vírus da dengue.
O projeto será executado pelo Departamento de Planejamento da Sesau, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). “Os tubos de coletas de TRA (Teste Rápido de Antígeno) positivados serão enviados para o Butantan, sequenciados e devolvidos com o resultado das variantes”, afirma Adriana Vitório, farmacêutica do departamento.
Ascom