Band Multi

Prudente conquista 41ª posição no Ranking das Cidades Sustentáveis

Em quatro áreas a cidade teve nota 100

Por Hiltonei Fernando

Em quatro áreas a cidade teve nota 100
Em quatro áreas a cidade teve nota 100
foto: Arquivo/Marcos Sanches

Presidente Prudente conquistou a 41ª colocação no quadro geral do Ranking das Cidades Sustentáveis da Bright Cities ISO 37120, que avaliou 326 municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes. 

Conforme a Bright Cities, foram selecionados 40 indicadores para compor o Ranking, divididos em cinco pilares temáticos: Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos. 

Além de figurar na 41ª posição do quadro geral, Prudente também garantiu a 19º posição considerando somente municípios até 250 mil habitantes, além da 30ª posição no recorte do Estado de São Paulo.  

Entre os indicadores e as notas alcançadas por Prudente no quadro geral, destacamos as que obtiveram nota 100:

- Porcentagem da população da cidade com coleta regular de resíduos sólidos (domiciliar);

- Porcentagem da população da cidade atendida por sistemas de coleta e afastamento de esgoto;

- Porcentagem da população da cidade com serviço de abastecimento de água potável;

- Porcentagem de população em idade escolar matriculada em escolas. 

O secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente (Setec), Helton Sapia, comenta que o ranking e os indicadores também consideram as ações inteligentes desenvolvidas pelas cidades, como aquelas que usam as tecnologias e recursos a serviço e em prol do cidadão. 

“Desde o início da gestão, temos desempenhado e desenvolvido uma série de ações, como a abertura de empresas, que agora são abertas em até 30 minutos; a aprovação de projetos instantânea por meio do Aprova Prudente Digital para edificações de até 70 metros e o Emprega Prudente Digital, para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. Essas são algumas das ações que colaboram para que Prudente seja uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável”. 

Informação: Secom PP