O prefeito de Rio Preto-SP, Edinho Araújo, o superintendente do Semae, Nicanor Batista, e técnicos da autarquia, participaram na quinta-feira (10), de evento em São Paulo que destacou a excelência da cidade em serviços de abastecimento e saneamento.
Em encontro do Instituto Trata Brasil, na Fundação Getúlio Vargas, Edinho participou da entrega do Prêmio "Casos de Sucesso e Inovação & Tecnologia Visando as Boas Práticas de Municípios e Empresas no Âmbito do Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário".
O prefeito Edinho participou do painel “Redução de perdas de água dos municípios do Ranking do Saneamento na Década”. Ele apresentou os esforços da Prefeitura e do Semae, que fizeram o município ser um dos destaques no país em redução de perdas de água. Rio Preto foi destaque no encontro por apresentar a quarta menor perda água tratada no país, segundo estudos do Instituto Trata Brasil.
Somente oito dentre os 100 municípios mais populosos do Brasil atendem às metas de uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional que prevê até 25% em perdas na distribuição, até 2034. São eles: Petrópolis-RJ, Campinas-SP, Limeira-SP, São José do Rio Preto-SP, Taboão da Serra-SP, Campo Grande-MS, Aparecida de Goiânia-GO e Goiânia-GO.
As perdas da água produzida pelo Semae são da ordem de 20,32%. Desse total, 9,49% são perdas comerciais, ou seja, problemas nos hidrômetros e fraudes. Outros 10,83% são perdas físicas.
Informações: Ruy Sampaio/Semae