Band Multi

Rio Preto: Hora do Conto recebe “Memórias de Machadinho”

Projeto de incentivo à leitura é ampliado

Por Hiltonei Fernando

Projeto de incentivo à leitura é ampliado
Projeto de incentivo à leitura é ampliado
Foto: Pref. Rio Preto

O projeto de incentivo à leitura “A Hora do Conto”, da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto-SP, desenvolvido por meio da Biblioteca Pública Fernando Costa, recebe neste mês de setembro apresentações da contação “Memórias de Machadinho”, da Cia Bardos de Teatro.  

As sessões acontecem semanalmente às terças-feiras, às 14h; e quintas-feiras, às 9h. A proposta é ampliar o acesso deste tipo de vivência lúdica e educativa a mais crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e instituições parceiras.

As apresentações são realizadas no 1º andar do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão (edifício da Biblioteca Municipal), localizado na Praça Leonardo Gomes, nº 1 – Centro (ao lado do Terminal Urbano). Cada sessão comporta até 50 crianças/adolescentes.

Sobre a contação 

“Memórias de Machadinho” é uma livre inspiração sobre a infância do escritor Machado de Assis. O enredo se passa em um museu onde o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor.

O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem, o Alienista (título de um conto machadiano). Para reviver o passado do escritor, as personagens manipulam um brinquedo (Boneco Machadinho), que representa Machado de Assis quando criança. 

Juntos, irão revisitar os tempos de menino do autor, suas origens e como se tornou um dos maiores escritores do mundo. Através de uma narrativa intertextual, criador e criatura irão relembrar o Brasil de ontem em consonância com o de hoje. 

A jornada se inicia no Morro do Livramento no Rio de Janeiro e tem parada obrigatória na África, terra dos antepassados de Machado. A narrativa visita também o coração do escritor, que tinha como musa inspiradora sua esposa e revisora literária Carolina Augusta Xavier, também representada por uma boneca.

A história, composta por pequenos quadros cênicos, estabelece entre os narradores e espectadores uma reflexão sobre a origem étnica dos afrodescendentes. Em “Memórias de Machadinho”, o escritor orienta a juventude ao dizer: “...na vida, precisamos compreender de onde viemos para depois sabermos para onde iremos.”  

Ficha técnica 

Elenco e personagens:

Linaldo Telles – Machado de Assis

Gustavo Bazzi – Dr. Simão Bacamarte

Dramaturgia e concepção geral: Linaldo Telles

Realização: Cia Bardos de Teatro

Duração: 45 minutos

Classificação Livre

Apresentações 

Dias e horários: 6/9, 13/9, 20/9 e 27/9 de setembro de 2022, às 14h (todas as terças -feiras de setembro) 

Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa (1º andar), dentro da programação do projeto “A Hora do Conto”.

Informações: Josy de Sá/Secretaria de Comunicação