As equipes da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto-SP e do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis receberam na segunda-feira (3), a Equipe Nacional de Validação (ENV) e membros da Secretaria Estadual de Saúde e Departamento Nacional de Condições Crônicas e Infecciosas do Ministério da Saúde (DCCI/MS) para apresentar os serviços do município referentes ao HIV e à sífilis. O encontro foi realizado no auditório do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm).
O município pleiteou a certificação da eliminação de transmissão vertical do HIV (passado de mãe para filho) e o Selo Prata de Boas Práticas para eliminação da sífilis. Com a aprovação de todos os documentos enviados aos setores técnicos, as equipes vão avaliar presencialmente os serviços e os indicadores para concessão do certificado/selo.
Também participaram do encontro o diretor técnico do SUS André Luciano Baitello; a assessora especial da Secretaria de Saúde Diene Longhi; a representante do DCCI/MS Nádia Maria da Silva Machado; a representante da comissão de Direitos Humanos da OAB de Rio Preto Dayana Pessoa; o presidente do Conselho Municipal de Saúde Fernando Araújo; e a chefe do departamento de Vigilância em Saúde Andreia Negri.
Os avaliadores permanecem no município até esta quarta-feira (5).
Informações: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social