Band Multi

Rio Preto registra 28 casos de Chikungunya nos primeiros dias do ano

O boletim foi divulgado nesta terça-feira (16)

Por Hiltonei Fernando

O boletim foi divulgado nesta terça-feira (16)
O boletim foi divulgado nesta terça-feira (16)
foto: ilustração

A Secretaria de Saúde de Rio Preto divulgou nesta terça-feira (16), o boletim com os números da Chikungunya na cidade neste ano. De acordo com a pasta, o município registrou 40 notificações, sendo 28 já confirmadas e uma descartada. Outras 11 ainda estão em investigação.

A Chikungunya é uma doença viral, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue, zika e febre amarela urbana. Em Rio Preto-SP, de acordo com a pasta, o primeiro caso foi registrado em 2015 e, desde então, houve ocorrências em todos os anos subsequentes, tendo como ápice o ano de 2023, com 53 casos confirmados.

Diante do atual quadro epidemiológico, a Secretaria de Saúde reafirma que está adotando medidas para intensificar o combate ao mosquito, tais como ações de bloqueio nas áreas positivas e suspeitas para Chikungunya e nebulização. Dessa forma, todas as áreas de transmissão estão sendo monitoradas, assim como número e gravidade de casos e positividade das amostras. 

O combate ao mosquito, no entanto, envolve um esforço conjunto com a população, que deve manter os cuidados de rotina, vistoriando semanalmente o quintal à procura de possíveis criadouros do mosquito, ou seja, recipientes que acumulam água parada, como: pratos de plantas, calhas, ralos, bebedouros de animais, garrafas, pneus, entre outros. Todos os recipientes devem ser limpos e os inservíveis, descartados. 

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação