Band Multi

Rio Preto sedia Reunião Regional Descentralizada do Conseas

O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 70 municípios

Por Hiltonei Fernando

O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 70 municípios
O evento reuniu cerca de 400 pessoas de 70 municípios
foto: divulgação

O município de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), sediou a Reunião Regional Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo (Conseas), realizada no teatro Paulo Moura. O evento reuniu cerca de 400 pessoas representantes dos mais de 70 municípios inscritos, entre conselheiros, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entidades, gestores e demais atores dessa Política Pública.

O objetivo foi reforçar a proximidade com os municípios da região, para favorecer orientações e reflexões importantes sobre a política de assistência social com os interessados. Segundo a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, a capacitação é um instrumento válido e amplamente reconhecido para lidar com os desafios. 

No primeiro dia de reunião, na terça-feira (28), foram debatidas temáticas sobre o Papel do Conselho e dos Conselheiros, a cargo do palestrante Wagner Carneiro de Santana; à tarde, o tema foi Inscrição de Entidades no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com Nicole Hoedemaker, Jair Azevedo e Maria Sílvia Coviello. Já nesta quarta-feira (29), o assunto foi Auxílio Brasil, com a palestrante Vanessa Mesquita dos Santos.

As temáticas abordadas visaram a divulgação do papel do Conselho e a criação coletiva de alternativas para a melhoria e qualificação da prestação dos serviços socioassistenciais.

Além dos momentos de reflexões e debates, foram realizadas apresentações culturais das crianças do Projeto Metal Madeira e seus idealizadores Kauê de Oliveira e Flávia Piquera, e jovens das oficinas de Artes Circenses e Dança do Centro de Convivência da Juventude (CCJ), desenvolvidas pelos educadores Vinicius Moreno e Ícaro Negroni.