Band Multi

Rio Preto sedia treinamento de prevenção e combate a incêndios

Representantes de 96 municípios receberam capacitação

Por Hiltonei Fernando

Representantes de 96 municípios receberam capacitação
Representantes de 96 municípios receberam capacitação
foto: Secretaria de Comunicação

São José do Rio Preto-SP sediou, na quinta-feira (27), a Oficina Preparatória para Operação Estiagem 2023, organizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, com a participação de aproximadamente 200 representantes de 96 municípios da região. Pela manhã, o treinamento foi realizado no Parque Tecnológico de Rio Preto; à tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos para executar atividades práticas em bases do Corpo de Bombeiros, responsável pela capacitação em parceria com a Defesa Civil.

“Esse evento acontece todo ano e busca preparar os municípios para enfrentar pequenos focos de incêndio. Temos uma região muito grande, com quase 2 milhões de habitantes, em 96 municípios e é necessário que essas prefeituras tenham estrutura para o combate imediato às chamas, mesmo antes da chegada da equipe dos bombeiros, quando necessário”, afirma o major PM Edmilson Santana Branco, comandante do 13º Grupamento de Bombeiros.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento Estratégico de Rio Preto, Orlando Bolçone, compôs a mesa de abertura e lembrou do trabalho preventivo realizado pelo município na região da Floresta Estadual do Noroeste Paulista. “Nós coordenamos com a Fundação Florestal, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que disponibilizou maquinário, em um trabalho integrado para preservar aquela área”, disse, na abertura do treinamento.

O trabalho preventivo naquela região é coordenado pelo Comitê Gestor de Prevenção às Queimadas. “No último ano, nós não tivemos nenhuma queimada naquela área verde, o que mostra o resultado dessas ações de prevenção”, afirma o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin, que também fez parte da mesa de abertura do treinamento.

Uma das principais atividades neste sentido foi a construção de quase 19 quilômetros lineares de aceiros, áreas em que a vegetação é retirada a fim de formar corredores, com dois objetivos: impedir a propagação das chamas e abrir espaço para o tráfego de veículos de combate ao fogo. Além de dar manutenção nesses aceiros, os proprietários de áreas do entorno da floresta também estão sendo notificados para implementar ações preventivas.

Além de Branco, Bolçone e Lamin, compuseram a mesa de abertura o diretor da Defesa Civil do Estado, tenente coronel Rinaldo Araújo Monteiro; o comandante do CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Fábio Rogério Candido; e o comandante do 17º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente coronel Marcelo da Silva Lessa.

Informação: Daniel Martins/Secretaria de Comunicação