Band Multi

Secretaria de Meio Ambiente recupera mais duas nascentes

As nascentes ficam na zona norte de Marília

Por Hiltonei Fernando

As nascentes ficam na zona norte de Marília
As nascentes ficam na zona norte de Marília
foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marília-SP realizou, na semana passada, a recuperação de duas nascentes localizadas na zona Norte da cidade. O objetivo desta ação é recuperar os mananciais situados no perímetro urbano, através do plantio de árvores nativas ao redor dos olhos d'água e, desta forma, contemplar o “Projeto Nascentes”. 

Segundo o Plano Diretor de Controle de Erosão Rural de Marília, o município tem 1.448 nascentes, sendo aproximadamente 100 nascentes localizadas no perímetro urbano. Uma nascente é um ponto em que a água aflora através da superfície do solo. É conhecida também como olho d’água, fio d’água, mina d’água, cabeceira ou fonte. 

Para compreender de onde vem esta água, é necessário entender que a água do planeta não aumenta ou diminui, ela se movimenta em ciclos, modificando o seu estado físico entre sólido, líquido e gasoso. Quando a água evapora, pela ação do vento ou calor, ela inicialmente se transforma em nuvem e posteriormente se transforma em chuva. Uma porcentagem dessa chuva se infiltrará no solo e abastecerá o lençol freático (reservatório de água localizado na parte subterrânea da Terra), local de onde aflora a água de uma nascente. 

O Projeto Nascentes, criado em 2022, com o apoio do prefeito Daniel Alonso, tem como propósito cercar e reflorestar o entorno das nascentes localizadas no perímetro urbano de Marília, com espécies nativas da região.

Fonte: Secom/Marília