A Secretaria de Saúde de Rio Preto-SP conduziu na terça-feira (19), uma reunião com representantes das Secretarias de Educação, Fazenda, Meio-Ambiente, Defesa Civil, Comunicação Social e Serviços Gerais para debater ações conjuntas que visem à prevenção e combate às arboviroses, sobretudo dengue e chikungunya.
O objetivo é intensificar as medidas já realizadas e implementar outras, principalmente, com a chegada do verão, estação em que os casos das doenças costumam aumentar.
"Com a confirmação do subtipo três da dengue, precisamos estar preparados para cenários de epidemia em Rio Preto, no ano que vem, já que a população ainda não tem imunidade para esse sorotipo, bem como a possibilidade de aumento dos casos de chikungunya", afirmou a coordenadora da vigilância, Andreia Negri.
As ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela continuam com fiscalização geral e em pontos estratégicos e imóveis especiais, visitas casa a casa pelos agentes de saúde, bloqueio e retirada de criadouros nos locais de casos positivos, nebulização com inseticida no raio de 150 metros dos casos positivos e atendimento de ouvidorias para denúncias de imóveis de risco.
Entre as ações propostas estão a continuidade do Mutirão da Limpeza e da Saúde, o fortalecimento de ações de educação ambiental, intensificação de fiscalizações, vistorias, entre outras. Também foi reativado o Comitê de enfrentamento aos Agravos à Saúde decorrentes de Fatores Ambientais, com representantes de todas as secretarias municipais. O Comitê volta a se reunir em janeiro.
Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação