Band Multi

Seduc inicia a avaliação da aprendizagem nas unidades escolares

Cada unidade conta com um cronograma para as provas

Por Hiltonei Fernando

Cada unidade conta com um cronograma para as provas
Cada unidade conta com um cronograma para as provas
foto: cedida

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente-SP iniciou nesta semana, a Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP), nas unidades escolares da rede municipal de ensino, onde as aplicações de provas serão feitas até sexta-feira (20). As aplicações integram a rotina da Seduc e ocorrem geralmente duas vezes por ano, cujos processos foram interrompidos por conta da pandemia e estão sendo retomados neste mês. 

Para organização da aplicação das avaliações, cada unidade escolar conta com um cronograma para aplicação das provas, dentro do período estabelecido pela Seduc. Na manhã de terça-feira (17), a Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida iniciou a aplicação das provas de língua portuguesa para as salas de 1º ano, 2ºs, 4ºs e 5ºs anos.

As avaliações têm por objetivo diagnosticar de forma mais ampla o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Rede municipal nos mais diversos aspectos, não somente o domínio do sistema de escrita e do sistema numérico.

As provas são de múltipla escolha, baseadas nas habilidades a serem consolidadas no ano anterior (ADE – avaliação de entrada), com o objetivo de obter informações para definição de políticas educacionais, como formações e sistemas para a melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos.

Com a conclusão das avaliações, que serão aplicadas até o dia 20 deste mês, a Seduc fará apresentação dos resultados de 03 a 08/05. Os resultados também serão apresentados a equipe escolar e conselho de escola.