De acordo com dados da Secretaria de Saúde, do total de 4.277 servidores municipais, atualmente a prefeitura de Presidente Prudente-SP tem o registro de 204 servidores afastados, ou seja, 4,76% do quadro de funcionários. Já de acordo com os dados do RH da Prudenco, do total de 1.300 servidores, atualmente são 172 funcionários estão afastados.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com o Cerest/PP, desenvolve o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, que tem como foco a saúde e o bem-estar do servidor. O trabalho é realizado através do levantamento dos casos de afastamentos, identificação dos profissionais em licença, saúde e realização de visitas técnicas para acompanhamento de pacientes que tenham problemas de saúde, visando garantir a melhora de sua qualidade de vida.
Conforme os dados do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), do total de 4.277 servidores municipais, atualmente a Prefeitura tem o registro de 204 servidores afastados, ou seja, 4,76% do quadro de funcionários. Já de acordo com os dados do RH da Prudenco, do total de 1.300 servidores, atualmente são 172 funcionários estão afastados.
Na prática, o projeto funcionará através de visitas domiciliares da equipe multidisciplinar com profissionais da Sesau à casa do servidor afastado, com apoio da equipe técnica do Cerest/PP, bem como visitas aos locais de trabalho daquele funcionário que está na ativa. Nesta etapa será feita a escuta do trabalhador, relato de queixas e acometimentos e, em seguida, viabilizar encaminhamentos e estabelecimento do fluxo de cuidados.
A ação deve auxiliar no tratamento e recuperação dos afastados e possível retorno às condições de trabalho, para definição de ações preventivas e de promoção da saúde, com um olhar ao trabalhador em todos os seus aspectos e anseios.