Band Multi

Time de basquete de Bauru recebe o Mogi das Cruzes pelo Campeonato Paulista

O técnico Jorge Guerra prepara a equipe

Por Hiltonei Fernando

O técnico Jorge Guerra prepara a equipe
O técnico Jorge Guerra prepara a equipe
foto: Bauru Basket

Chegou a hora. Depois de 87 dias de espera, o Bauru Basket retorna à quadra nesta quinta-feira (3). O Dragão dará início a temporada 2023-2024 com a busca pelo quarto título do Campeonato Paulista, já que faturou o torneio nos anos de 1999, 2013 e 2014. Com um elenco reformulado, o time bauruense fará sua estreia em casa. O duelo acontece às 19h30, no ginásio Panela de Pressão, diante da equipe de Mogi das Cruzes.

Para o técnico Jorge Guerra, ter o apoio da torcida será fundamental nesta primeira partida. Porém, ele pede paciência para que os jogadores possam criar entrosamento. “A gente sabe que não é do dia para a noite que se forma um time. Alguns atletas permaneceram, mas também tivemos muitas mudanças. Então, o 1º turno do Paulista será de ajustes. Vamos ter vitórias, vamos ter derrotas, mas o mais importante é a seriedade e o trabalho comprometido por parte de todos”, disse o treinador.

O único desfalque bauruense para o confronto é o ala Alex Garcia. O capitão e ídolo da equipe segue em trabalho de condicionamento físico. Por outro lado, a expectativa fica por conta da estreia dos reforços. Um deles é o ala-armador Gemadinha, que veio do Brasília.

Natural da cidade de Limeira-SP (217 km de Bauru), o novo camisa 35 do Dragão vai ter apoio de peso: cerca de 15 pessoas de sua família estarão presentes no ginásio Panela de Pressão para prestigiar seu primeiro jogo pela equipe. “Está todo mundo muito feliz lá em casa. Vim para Bauru pela tradição do time e pela paixão que a torcida tem. Mas essa proximidade com Limeira também facilitou bastante a decisão de vir jogar aqui. Espero fazer uma grande temporada”, afirmou Gemadinha. 

Novidades

Além dos 10 atletas anunciados pela diretoria nas últimas semanas, o Bauru Basket inscreveu mais três jogadores para a disputa do Campeonato Paulista. Dois deles estavam participando dos treinamentos em caráter de teste desde a reapresentação do elenco: os alas Rafael Lenz (26 anos, ex-Tatuí) e Leandro de Abreu (18 anos, ex-Santos). 

Já a terceira novidade é o ala Gustavo Santana (18 anos). Ele estava no elenco de Avaré que representou Bauru na última Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), maior campeonato de base do país. Com ótimas atuações e médias 12.4 pontos e 9.6 rebotes por jogo, o atleta agradou a comissão técnica e se gabaritou para fazer parte do time profissional. “É uma sensação inexplicável sair de uma LDB e jogar o Paulista com uma ótima equipe como o Bauru. Fogo neles, vamos para cima”, disse o jogador. 

Sendo assim, o elenco bauruense será composto pelos seguintes atletas: Dontrell Brite, Larry Taylor e Dan Giacon (armadores); Alex Garcia, Gemadinha, Pedro Mendonça, Leonardo de Abreu, Gustavo Santana e Rafa Lenz (alas); Paulo Scheuer, Anderson Rodrigues, Felipe Cardoso e João Marcos (pivôs). 

O adversário

O duelo contra Bauru marca o retorno de Mogi das Cruzes ao cenário do basquete nacional. O time havia se licenciado na temporada passada por conta de problemas financeiros. Bicampeã estadual (1996 e 2016), a equipe será comandada pelo técnico Fernando Penna, que terá à disposição um elenco que mescla experiência e juventude. Destaque para o ala norte-americano Shamell, que retorna ao clube mogiano depois de quatro anos.

Ingressos

A diretoria do Bauru Basket ressalta que a venda de ingressos para a estreia continua aberta, exclusivamente pelo site da Fast Ingressos. Em comemoração ao aniversário da cidade, a partida terá valores promocionais: R$ 4 para o setor de arquibancadas e R$ 10 para o setor das cadeiras. Caso as entradas não sejam esgotadas, o restante será vendido nas bilheterias do ginásio Panela Pressão, com abertura uma hora antes do início do jogo. 

Sistema de disputa 

O Campeonato Paulista de 2023 teve início nesta terça-feira (1), com a vitória do São Paulo sobre a equipe de Osasco. Conforme o regulamento do torneio, os 10 times participantes jogarão entre si na fase inicial, em turno único. Posteriormente, as equipes classificadas de primeiro ao quinto lugar irão se enfrentar com o mando invertido da etapa inicial, definindo, assim, as posições finais para o mata-mata. 

Já os demais times, posicionados de sexto ao décimo lugar, também se enfrentarão na segunda etapa com o mando invertido. Os três melhores desta chave se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para a disputa do playoff das quartas de final. Depois, os quatro classificados de cada confronto jogarão o Final Four, de onde sairá o campeão.

Informação: Bauru Basket