Band Multi

Time de basquete de Bauru vence o Botafogo pela LDB

O Dragãozinho bateu a equipe carioca por 77 a 65

Por Hiltonei Fernando

O Dragãozinho bateu a equipe carioca por 77 a 65
O Dragãozinho bateu a equipe carioca por 77 a 65
foto: cedida

Segura do início ao fim. Assim pode ser definida a atuação do Bauru Basket na noite de terça-feira (20). Em jogo válido pela 5ª rodada da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), os comandados do técnico Artur Polenta demonstraram força mental e defensiva para vencer o Botafogo-RJ pelo placar de 77 a 65.

O duelo ocorreu no ginásio Hugo Ramos, na cidade de Mogi das Cruzes, uma das quatro sedes desta primeira etapa do maior campeonato de basquete de base do país. O cestinha da partida foi o ala Gustavo, da equipe bauruense. O camisa 16 anotou 18 pontos - além de sete rebotes e quatro roubos de bola. Destaque também para a atuação do armador Jean, com 16 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Pela equipe carioca, os maiores pontuadores foram Lucas e Bebeto, com 12 pontos cada um.

O jogo

O primeiro quarto de partida foi marcado pelo equilíbrio. Com defesas bem postadas, as equipes trocaram cestas em contra-ataques, se alternando à frente do placar. E foi justamente assim, em uma definição rápida, que Bauru aproveitou a sua última posse de bola para converter a bandeja e fechar a parcial por um ponto de diferença: 17 x 16.

Com uma marcação ainda mais intensa no segundo quarto, o Dragãozinho começou a construir sua vantagem. Na parte ofensiva, destaque para as jogadas individuais do ala Jean, autor de 7 pontos na parcial. O prejuízo para os cariocas só não foi maior porque o time botafoguense encaixou uma defesa por zonas e diminuiu a diferença no placar. Sendo assim, Bauru foi para o intervalo vencendo por 32 x 28.

Apesar do esboço de reação, o Botafogo não conseguiu manter o ritmo no retorno do vestiário. Em jogo coletivo, Bauru soube rodar a bola e caprichar em seus arremessos, abrindo dois dígitos de diferença pela primeira vez no jogo. O treinador do Botafogo pediu tempo. Após a parada, o time alvinegro conseguiu fazer alguns ajustes, mas não o suficiente para encostar o placar ao término do terceiro quarto (53 x 45 a favor dos bauruenses).

Nos 10 minutos finais, os cariocas emendaram uma sequência de 6 pontos consecutivos, muito por conta do domínio físico de Bebeto dentro do garrafão. Colocado contra a parede, Bauru soube explorar a personalidade de Hugo, Jean e Gustavo. Mesmo quando a defesa não funcionava, o trio chamava a responsabilidade no ataque e tirava alguma bola da cartola. Sendo assim, o Dragãozinho não somente esfriou o ímpeto dos adversários, como ainda saiu do sufoco e liquidou a fatura com 12 pontos de vantagem: Bauru 77 x 65 Botafogo. 

Informação: Bauru Basket