Na noite de segunda-feira (2), o Bauru Basket fechou com vitória a fase de realinhamento do Campeonato Paulista. Em jogo realizado no ginásio Panela de Pressão, em Bauru-SP, o Dragão bateu a equipe do Osasco pelo placar de 72 a 59. O cestinha da partida foi o ala-armador Gemadinha, autor de 14 pontos.
Por mais que o time bauruense já estivesse garantido nas quartas de final, o técnico Guerrinha celebrou o triunfo pela oportunidade de poder rodar o seu elenco. “Por conta da saída do Scheuer e da lesão do Gemadinha, alguns dos nossos atletas vinham sobrecarregados. Mas, hoje conseguimos dar confiança e espaço para os meninos mais novos”, analisou o comandante bauruense.
Não à toa, dos 12 jogadores que entraram em quadra pelo time dos donos da casa, 11 pontuaram. E um dos atletas que teve mais tempo de quadra foi o ala Gustavo Santana, que começou a partida como titular. “Tenho 20 anos. Sair jogando em um time como o Bauru foi uma surpresa, mas também uma euforia, sensação muito boa!”, disse o camisa 7.
O jogo
Com um início de partida truncado, Bauru aproveitou a superioridade nos rebotes para sair à frente no marcador. O time da casa chegou a abrir 10 a 3, principalmente pelas mãos de Anderson Rodrigues e Pedro Mendonça. Após pedido de tempo do treinador adversário, Osasco até chegou a empatar. Porém, Felipe Cardoso veio bem do banco e ajudou a recolocar o Dragão em vantagem, fechando a primeira parcial em 17 a 10.
No segundo quarto, a equipe visitante até conseguiu melhorar seu aproveitamento nos arremessos de longa distância. Mas, do outro lado da quadra, foi a vez de Gemadinha chamar a responsabilidade a favor dos bauruenses. Com boa movimentação no garrafão e duas bolas de três do perímetro, o ala-armador liderou a vitória na segunda parcial por 21 a 13 - sendo que, no placar geral, Bauru foi para o vestiário vencendo por 38 a 23.
No retorno do intervalo, o jogo foi marcado pelo equilíbrio. Guerrinha seguiu rodando o elenco, com destaque para atuação de Dan Giacon. Osasco, por sua vez, fez sua melhor produção ofensiva no jogo (20 pontos na parcial), mas o suficiente para cortar a vantagem do Dragão - que foi para os 10 minutos finais vencendo por 52 a 43.
Com a diferença em menos de 10 pontos, Osasco foi para o tudo ou nada no quarto final. E a equipe da região metropolitana até diminuiu novamente a diferença. Porém, os comandados de Guerrinha não somente impediram a reação adversária, como ainda administraram o relógio e sacramentaram a vitória por pelo placar de 72 a 59.
Próxima fase
Apesar de ainda faltar o jogo entre Franca x São Paulo para o encerramento da fase de realinhamento, o Bauru Basket já tem a definição de quem será seu adversário nas quartas de final do Campeonato Paulista: justamente o time de Franca (2° colocado na classificação geral). A Federação Paulista de Basquete deve divulgar o calendário dos confrontos ainda nesta terça-feira (3).
Informação: Bauru Basket