Intensidade na defesa, jogo coletivo no ataque e força vinda das arquibancadas: esse foi o combo perfeito para o Bauru Basket bater o São Paulo pelo placar de 86 a 77. O duelo, válido pela 5ª rodada do Campeonato Paulista, aconteceu na noite de terça-feira (22), no ginásio Panela de Pressão.
“Conseguimos anular as jogadas de um time com muitas armas ofensivas. Foi um jogo pegado! É claro que também falhamos em algumas leituras, mas tivemos disciplina tática e força mental para vencer o cansaço”, disse o técnico Guerrinha ao final da partida.
Os números provam a grande atuação defensiva: foram 20 pontos do Bauru oriundos de contra-ataque, contra apenas quatro da equipe visitante. “Também tivemos uma semana inteira de treinamentos. Deu para ver que isso fez a diferença para sairmos com a vitória”, finalizou o comandante.
O jogo
O triunfo bauruense começou a ser construído pelas mãos de Paulo Scheuer. No primeiro lance de partida, o camisa 14 deu um toco na tentativa de ataque dos adversários. E, do outro lado da quadra, o ala-pivô anotou os sete primeiros pontos do Dragão. Porém, o bom momento do jogador foi interrompido após ele ser desqualificado do jogo por conta de uma dura falta no ala Betinho.
A partir daí, o duelo ficou quente, com faltas técnicas e antidesportivas. Pelo lado do São Paulo, Cordero Bennet foi quem liderou a equipe em busca da reação. Mas, Anderson Rodrigues e Larry Taylor chamaram a responsabilidade, fazendo com que Bauru mantivesse a intensidade e fechasse o primeiro quarto com a vantagem de 26 a 13.
No segundo período, a dupla continuou afinada: Larry lançou Anderson numa linda ponte-aérea - a Panela veio abaixo! O problema é que o Tricolor calibrou a mão nos arremessos de fora. Foram três bolas de longa distância em sequência, sendo duas com Henrique Coelho. O bom aproveitamento ajudou o time visitante a vencer a parcial (18 a 16), mas não o suficiente para reverter a desvantagem no placar geral, já que o Dragão foi para o vestiário vencendo por 42 a 31.
No retorno do intervalo, os torcedores presenciaram uma grande atuação de Pedro Mendonça. O ala foi intenso na defesa e preciso no ataque. Vindo do banco, o pivô Felipe Cardoso também colaborou com 5 pontos consecutivos. O São Paulo devolvia com boas infiltrações. E, com uma bola de 3 de Ricardo Fischer no estouro do cronômetro, os visitantes cortaram a diferença para nove pontos: 61 a 52.
Nos 10 minutos finais, Fischer manteve o ímpeto em busca da virada. Contudo, Bauru contou com a experiência de Alex Garcia para acalmar os ânimos adversários. Além disso, o aguerrido Anderson Rodrigues também foi fundamental com outro toco e uma bela cravada. Dessa forma, o Dragão administrou a vantagem e sacramentou o triunfo por 86 a 77.
Destaques
O cestinha da noite foi o ala Pedro Mendonça, autor de 19 pontos - além de cinco rebotes e três roubos de bola. “Fico feliz pelos números, mas o importante é a vitória. O time jogou bem, deu para ver que estamos evoluindo. E, ainda por cima, foi uma bela festa da torcida bauruense. Jogo tenso, pegado, eles fizeram a diferença”, disse o camisa #9 do Dragão. Destaque também para a atuação do pivô Anderson Rodrigues. Foram 14 pontos, sete rebotes e três tocos para o camisa #16.
Sequência
Com o resultado positivo, Bauru acumula uma campanha de três vitórias em cinco jogos no Campeonato Paulista - números que colocam a equipe na 3ª colocação do torneio estadual. Depois de duas partidas consecutivas jogando em casa, os bauruenses agora pegam a estrada para a próxima rodada: o confronto será contra o arquirrival Franca, no sábado (26), no ginásio Pedrocão.
Informação: Bauru Basket