Depois de dois anos sem transportar passageiros por causa das proibições impostas pela pandemia, o projeto Cultural Trem Caipira retornou às atividades na manhã de sábado (30). E já veio com uma nova roupagem, que resgata a história de 110 anos da chegada dos trilhos em Rio Preto.
O retorno foi repleto de muitas alegrias e grandes emoções. Nesta viagem, participaram 90 pessoas entre alunos, professores e mães de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Os 45 alunos da rede fazem parte do projeto Migracidades, que acolhe crianças estrangeiras que passaram a morar em Rio Preto após adversidades em seus países de origem.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Luís de Souza é um momento de alegria e resgate da história da cidade. O trajeto de Rio Preto até a Estação Ferroviária de Engenheiro Schmitt é de 10,5 km, percorridos em 45 minutos. Durante a viagem, um guia turístico contou um pouco sobre a história da cidade e seus pontos turísticos.
Na chegada em Engenheiro Schmitt, mães e alunos foram recepcionados pela Camerata Jovem Beethoven e diversas atrações. Na praça da Igreja, o público teve a oportunidade de apreciar diversas músicas nacionais e internacionais, com o cantor lírico rio-pretense Rafael Pagliuso.
Ao final da apresentação musical, os alunos, acompanhados pelas mães, foram conhecer a Igreja Matriz Santa Apolônia, brincaram no playground e comeram cachorro-quente, doces e refrigerantes.
O cadastro para participar do Trem Caipira é realizado previamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Praça Paul S Harris, 100 – Centro, ou pelo telefone (17) 3513-5001, mas as inscrições serão temporariamente suspensas. Todos os inscritos antes da pandemia, que somam mais de 2 mil pessoas, serão avisados com antecedência de 15 dias para participar da viagem, que ocorre sempre no último domingo de cada mês.
A viagem do Trem Caipira é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com Apoio Cultural da Unimed e o Apoio Técnico e Operacional da Rumo Logística.
Sobre o Trem Caipira
O Trem Caipira tem autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para uma viagem por mês. O VLT é composto por um veículo motriz com capacidade para 28 passageiros sentados, mais um cadeirante, e o reboque (segundo vagão) com capacidade máxima para 32 passageiros sentados. Essa foi a 27ª viagem, que já contou com a participação de 2,4 mil visitantes.
Fonte: Ascom