O combate ao mosquito Aedes Aegypti e o trabalho de assistência à população contaminada pela dengue foram intensificados pela prefeitura de Tupã-SP. Uma campanha de conscientização será implantada no município, e desde a noite de segunda-feira (25), a UBS da Vila Formosa, estendeu os serviços até as 22h, para atendimento médico, de enfermagem e testagem de pacientes suspeitos.
De acordo com o secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, a UBS Edmundo Vieira Prado manterá o atendimento das 17h às 22h, especificamente para sanar a demanda de casos sintomáticos e confirmados de dengue. De acordo com a pasta, na UBS da Vila Formosa, as pessoas com déficit de líquidos poderão receber soro conforme recomendação médica, e aqueles que ainda não foram diagnosticados terão amostras de sangue coletadas para testagem rápida ou sorológica pelas equipes do Laboratório Municipal.
A Farmácia ao lado da unidade também ficará aberta em horário especial. A Secretaria de Saúde informou que os principais sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, manchas vermelhas na pele, cansaço, enjoos, vômito, e dor abdominal.
Todas as unidades de saúde atendem pessoas com estes sintomas, das 7h às 17h, enquanto a UPA, o Pronto Socorro da Santa Casa e UBS da Formosa permanecem abertos no período noturno. A maior ação de combate ao mosquito transmissor da dengue começou em 2019 para conter o surto registrado em Tupã-SP. Mas, em 2022 o trabalho de prevenção bateu recordes de visitas domiciliares, com 52.263 casas vistoriadas, contra as 28.974 realizadas de janeiro a abril de 2019.