Band Multi

Tupã registra novos casos de dengue nas últimas 24 horas

A cidade confirmou mais 12 novos casos

Por Hiltonei Fernando

A cidade confirmou mais 12 novos casos
A cidade confirmou mais 12 novos casos
foto: ilustração

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Tupã-SP informou que, nas últimas 24 horas, a cidade registrou mais 12 novos casos de dengue. Agora, do início do ano até esta segunda-feira (27), foram 4.446 casos suspeitos de dengue notificados, sendo 2.784 positivos.

Também nesta segunda-feira (27), a equipe de nebulização trabalhou em 142 imóveis da região do Residencial Casari, Conjunto Cinquentenário e Jardim Santa Adélia (ambos na (Zona Leste). Já a equipe de controle de criadouros iniciou na sexta-feira (24) os trabalhos de bloqueio no Jardim Marabá (também na Zona Leste).

Durante estes trabalhos, as equipes continuam encontrando focos com larvas do mosquito transmissor. Por isso, é fundamental a conscientização, colaboração e participação da população para evitar criadouros e reduzir o avanço da dengue na cidade. De acordo com a pasta, existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos.

Os moradores devem guardar em lugar fechado ou manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal (mesmo molhadas), bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. As pessoas, de acordo com a Secretaria de Saúde, também devem retirar ou manter levantadas roupas de cama e toalhas de mesa; manter abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida

Durante a aplicação do inseticida os moradores devem permanecer na calçada com as crianças e os animais domésticos e só retornar para a residência 30 minutos após o término da nebulização em seu imóvel. Se no imóvel houver pessoas doentes ou acamadas: estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas durante a nebulização e até 30 minutos depois do final da aplicação.