Band Multi

Turma da Mônica apresenta Sueli, primeira personagem surda

Garota de 9 anos fez sua estreia durante as Surdolimpíadas de Verão

Por Marmella

Sueli é primeira persongem surda
Sueli é primeira persongem surda
Divulgação

A Turma da Mônica revelou neste domingo (1º) sua nova integrante! Sueli, a primeira personagem portadora de deficiência auditiva foi apresentada nas redes sociais do Instituto Maurício de Souza no início da 24ª Surdolimpíadas de Verão, realizada em Caxias do Sul (RS).

Na descrição oficial, Sueli é uma garotinha de 9 anos apaixonada por esportes e que usará a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar com outros personagens.

“A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, escreveu Maurício de Souza, em nota.

A novata da turminha foi desenvolvida pela Mauricio de Sousa Produções em parceria com a Derdic, instituição mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC-SP, e a organização da Surdolimpíadas.

24ª Surdolimpíadas de Verão

Iniciou neste domingo, 1º de maio, e segue até o dia 15 de maio, a 24ª Surdolímpiadas de Verão. Caxias do Sul é a sede dos jogos, que tem 77 países participantes. O Brasil é o Primeiro País da América Latina a sediar a competição.

Ao todo, serão disputadas 20 modalidades olímpicas no masculino e 18 no feminino. Somente de brasileiros serão 199 atletas participantes, sendo 110 homens e 89 mulheres, além de 126 integrantes de comissões técnicas, totalizando 325 pessoas, a maior delegação brasileira na história da competição.