Band Multi

VEM traz balanço atualizado sobre a dengue relativo a 2022

No ano passado foram registradas seis mortes pela doença

Por Hiltonei Fernando

No ano passado foram registradas seis mortes pela doença
No ano passado foram registradas seis mortes pela doença
foto: Secretaria de Comunicação

Os casos de dengue relativos a 2022 em Presidente Prudente-SP foram atualizados pela equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). Divulgado nesta terça-feira (17), o relatório aponta 7.383 positivos e 9.413 descartados. Outros 422 casos estão sendo investigados. O boletim ainda informa que foram seis óbitos decorrentes da doença no ano passado e há uma morte suspeita aguardando confirmação.

Os números referentes a 2023 serão divulgados nos próximos relatórios, considerando que as análises das coletas demoram algumas semanas para serem concluídas, conforme a coordenadora técnica em saúde da VEM, Vânia Maria Alves.

As ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, foram discutidas em reunião pública na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (17), convocada pela Frente Parlamentar pela Saúde, que contou com a presença do vereador Demerson Dias, da coordenadora técnica em saúde da VEM, Vânia Maria Alves, e da assessora de secretaria, Maria Fernanda Fávero de Toledo, que representaram a secretária Márcia Lima Dantas, que não compareceu por motivos de saúde.

Desde o dia 6 de janeiro, a VEM está coletando amostras para o primeiro Índice Breteau (IB) do ano. Serão vistoriados 3.740 imóveis nas sete áreas da cidade, conforme o sorteio. Em cada residência, mais de 40 recipientes estão sendo analisados.

Também como iniciativa de prevenção à doença, a VEM e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) estão elaborando uma campanha publicitária, que será veiculada em breve nas redes sociais e mídia local.

Em parceria com a Prudenco, o município tem realizado mutirões cata-treco nos últimos dias. Entre sexta e sábado, foram recolhidos cerca de 20 toneladas de materiais inservíveis, coletados em diferentes pontos da cidade. 

Informação: Secretaria de Comunicação