O vertedouro, localizado no lago 1 da Represa Municipal DE Rio Preto-SP, secou novamente. Os técnicos do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) estão em alerta acompanhando o comportamento do índice pluviométrico do município. Em novembro, o total de chuvas foi de 8,4 milímetros, até o momento.
O nível de água da represa, que abastece a Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas, vem caindo. No lago 1, o nível zerou e no lago 3, está 2 centímetros acima do vertedouro. Além disso, o consumo de água aumentou 5% relação ao mesmo período do ano passado.
Neste momento, está descartado o racionamento de água nos bairros abastecidos pela ETA. Os técnicos da autarquia continuarão monitorando a situação da represa e do ciclo de chuvas. A orientação aos usuários é de uso racional da água, evitando o desperdício.
“Estamos na primavera e o consumo já aumentou. O usuário precisa ter em mente que a água deve ser utilizada com critério. Mesmo o racionamento não estando previsto, o Semae já começou a fazer manobras no sistema para que o abastecimento de água não seja comprometido. A palavra de ordem continua sendo economia”, declarou o superintendente Nicanor Batista Jr.
Informações: Ruy Sampaio/Semae