Band Multi

Vigilância Epidemiológica intensifica ações no Janeiro Roxo

As ações servem para diagnosticar hanseníase

Por Hiltonei Fernando

As ações servem para diagnosticar hanseníase
As ações servem para diagnosticar hanseníase
foto: cedida

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), durante o mês de janeiro realizará um trabalho intensificado alusivo ao ‘Janeiro Roxo’ para conscientização, diagnóstico e combate à hanseníase. 

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, em 2022 Prudente registrou oito novos casos de hanseníase, diagnosticados em pacientes com idades entre 29 e 72 anos. Ainda conforme Bertacco, os diagnósticos dos novos casos levaram de dois meses a três anos. “O desconhecimento da doença, o diagnóstico tardio e, consequentemente, o início do tratamento também tardio, são os maiores problemas”.

Para alertar os profissionais de saúde quanto à doença, que ainda é muito presente no Brasil em número de casos, perdendo somente para a Índia, a VEM tem articulado um trabalho de orientação. Durante o mês de janeiro, as 27 unidades de saúde do município e as equipes de odontologia intensificarão as ações quanto a orientações aos sintomas e ao diagnóstico.

Além das unidades de saúde, a equipe da VEM também está realizando um trabalho de orientação em clínicas de estética, de massoterapia, fisioterapia e clínicas de dermatologia, por meio de material explicativo. Nesta sexta-feira (06/01), a equipe visitou algumas clínicas da cidade. 

“Esses tipos de serviço têm um contato mais íntimo e próximo com as pessoas. Nós orientamos os profissionais para que, caso percebam alguma lesão característica da hanseníase, oriente o cliente a procurar uma unidade de saúde”. 

“O tratamento contra a doença é exclusivamente por meio do SUS, para controle total pelo Ministério da Saúde”, explicou a supervisora da VEM.

Para fevereiro, a Sesau está articulando uma formação específica ao tema hanseníase, com o objetivo de preparar de maneira mais eficaz as equipes das unidades de saúde do município.  

Informação: Secom PP