A sistema de monitoramento e segurança da Prefeitura Municipal de Vinhedo está ganhando um reforço de peso. É que a prefeitura mandou instalar 450 novas câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de ampliar a capacidade do Central de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom).
O objetivo é garantir maior proteção aos moradores e aos prédios municipais de atendimento à população.
Os equipamentos do programa Vinhedo Mais Segura já começaram a ser instalados e monitorar cerca de 90 prédios públicos, quase todos os imóveis da administração municipal, além de ruas da cidade. Nos prédios utilizados pela Prefeitura, as câmeras vão funcionar como uma minicentral que vai identificar, com alarmes, quando houver invasão e irregularidades. Nesse caso, as imagens vão ficar em evidência para a equipe de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) no Cicom.
A instalação está sendo feita por uma empresa contratada através de uma licitação pública, coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana e pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vinhedo.
O coordenador do Cicom, o guarda municipal Ricardo Aprígio dos Santos, comentou que a Prefeitura já tinha aproximadamente 60 câmeras e vai superar 500 equipamentos com a instalação das novas unidades. “Nos últimos anos, a Prefeitura tem gasto muito dinheiro com furtos e vandalismo nos próprios públicos, para recuperar o que foi destruído, como o ocorrido no Centro Médico no fim de semana (leia abaixo). Com o novo sistema, esperamos reduzir significativamente esses registros”, afirmou.
Ainda não há previsão sobre a conclusão dos trabalhos.