Apoio à Dengue no Cohabão soma 2.735 atendimentos em duas semanas

O município tem realizado uma série de ações de combate à doença

Hiltonei Fernando

Apoio à Dengue no Cohabão soma 2.735 atendimentos em duas semanas
O município tem realizado uma série de ações de combate à doença
Foto: João Sousa

O Centro de Apoio à Dengue do Tipo B, no Cohabão, completou duas semanas na segunda-feira (10). Conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), até o momento, já foram realizados 2.735 atendimentos. Vale ressaltar que os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

No balanço divulgado pela Sesau, foram considerados 16 dias, entre 24 de fevereiro e 11 de março de 2025, resultando em uma média diária de 170 atendimentos. Criado para atender casos que necessitam de hemograma e hidratação endovenosa, que são os sintomáticos de dengue tipo B, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Os pacientes com dengue tipo A continuam sendo atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já os casos mais graves, com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, prostração, sangramentos ou confusão mental, devem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento.

Dados das ações

Só em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) realizou uma série de ações para combate e controle da dengue no município. 

Em relação aos imóveis trabalhados em atividades de campo, foram contabilizadas 35.322 ações, entre visitas Casa a Casa pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), visitas Casa a Casa pelas ESFs, BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros), atendimentos a Demandas/Reclamações, visitas a Pontos Estratégicos, ADL (Avaliação de Densidade Larvária) e Arrastões. 

O município também já realizou a nebulização em 949 imóveis, sendo 331 em janeiro e 618 em fevereiro. 

Ainda neste ano, a prefeitura promoveu seis arrastões, quando foram visitadas 6.947 residências. Durante essas ações, foram encontrados 5.234 imóveis fechados. Confira os locais percorridos e as datas: 

- Parque Cedral/Monte Alto: 18 de janeiro, com 1.004 imóveis trabalhados e 744 fechados;

- Cohab/Santa Paula/Cecap: 25 de janeiro, com 1.256 imóveis trabalhados e 810 fechados;

- Ana Jacinta: 01 de fevereiro, com 616 imóveis trabalhados e 413 fechados;

- Mario Amato/Jardim Prudentino: 01 de fevereiro: com 1.524 imóveis trabalhados e 1.197 fechados;

- Jardim Itapura/Vila Furquim: 15 de fevereiro, com 1.538 imóveis trabalhados e 1.128 fechados;

- Brasil Novo/Cremonezi: 17 de fevereiro, com 1.009 imóveis trabalhados e 942 fechados.

A Prefeitura de Presidente Prudente segue trabalhando para a prevenção e o combate à dengue. Nesta semana, será iniciado mais um trabalho de nebulização ambiental na região oeste da cidade. 

Dados atualizados

Os dados atualizados na terça-feira (11) mostram que Presidente Prudente-SP tem neste ano 5.289 casos confirmados de dengue, além de 11.910 notificações. Foram confirmados quatro óbitos pela doença. 

Informação: Secom PP