A Polícia Federal (PF) deflagrou, na data desta quinta-feira (11), a Operação “Rota 374” com o objetivo de desarticular um grupo criminoso atuante na prática do tráfico internacional de entorpecente. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal de Presidente Prudente-SP.
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de São Paulo-SP, Santos-SP, Ladário-MS, Pitangui-MG e Alfenas-MG, tendo a operação contando com a participação de 22 policiais federais. Durante a ação, foram encontrados entorpecentes e materiais relacionados ao tráfico de drogas.
Os entorpecentes estavam na residência de um dos investigados, de 42 anos, sendo o mesmo preso em flagrante pela prática do referido crime. A investigação se originou a partir de uma prisão em flagrante realizada pela PF de Presidente Prudente-SP, sendo identificando na sequência membros do grupo criminoso, também composto por estrangeiros, atuantes no tráfico internacional de cocaína.
O nome da operação faz referência ao uso de ‘mulas” para o transporte da droga através de ônibus que realizam o trajeto da cidade de Campo Grande-MS até São Paulo-SP por meio da rodovia BR-374.