Os moradores têm mais 10 dias para encaminhar sugestões de prioridades a serem incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec) para a Secretaria de Finanças (Sefin) de Presidente Prudente-SP, com a finalidade de que a população possa colaborar no desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Até quinta-feira (7), os interessados podem acessar o link que está disponível na página oficial da prefeitura, onde o morador pode encaminhar as sugestões de prioridades. Cada cidadão pode sugerir até cinco prioridades em demandas específicas, divididas em questões sociais, econômicas, infraestrutura e governança.
Conforme a Secretaria de Finanças, esta é uma oportunidade de aprender e contribuir para que o Orçamento Municipal seja elaborado de forma mais participativa e transparente. O orçamento é o principal instrumento de planejamento das Administrações Públicas. Nele estão contidas todas as Receitas e Despesas, que são estruturadas na forma de Programa de Governo.
Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.
Ferramenta desenvolvida pela Setec
A ferramenta para sugestão na LDO, assim como na Lei Orçamentária Anual (LOA), foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec) com a finalidade de colaborar no desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Em 2023, durante o Orçamento Participativo da LOA, o sistema desenvolvido pela Setec registrou 81 sugestões para o orçamento de 2024.
Informação: Secom PP