
Presidente Prudente confirmou a quinta morte por dengue este ano. A vítima, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é homem de 29 anos, que morreu no dia 10 de março. O boletim atualizado mostra que são 5.944 casos confirmados de casos na cidade, além de 12.563 notificações.
Para tentar reduzir o número de casos, o espaço de hidratação endovenosa na UPA da Zona Norte, com capacidade para 50 cadeiras, foi inaugurado na sexta-feira (14), com o objetivo de desafogar os atendimentos na unidade. No primeiro dia, das primeiras horas até o fim da tarde, 88 novos pacientes foram assistidos.
A secretária da pasta, Débora Tiezzi, a secretária-adjunta, Adriana Vitório, o supervisor médico da Sesau, Marcelo Cayres, e a equipe técnica da UPA acompanharam os primeiros atendimentos. O espaço foi revitalizado para receber os pacientes, com nova pintura, adaptação do espaço com pia, cadeiras e ventiladores. A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais agilidade às consultas e desafogar os atendimentos, considerando que cada procedimento de hidratação leva aproximadamente 3 horas, em média.
Classificação nos atendimentos
Cabe ressaltar que os atendimentos nas UPAs são destinados aos casos de maior gravidade, com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, prostração, sangramentos e confusão mental.
O Centro de Apoio à Dengue, instalado no Cohabão, segue ativo para atender pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família).
Já os pacientes com dengue tipo A, que apresentam sintomas mais leves, continuam sendo atendidos nos postos de saúde.