Prudente recebe carreta Mulheres de Peito pela segunda vez

Serão separadas 50 senhas por dia

Hiltonei Fernando

Prudente recebe carreta Mulheres de Peito pela segunda vez
Serão separadas 50 senhas por dia
Foto: Arquivo/Mariana Padovan

O município de Presidente Prudente-SP, pelo segundo ano consecutivo, foi contemplado com a Unidade Móvel da Carreta Mulheres de Peito, programa do governo do Estado de São Paulo que oferece exames de mamografia gratuitamente a mulheres com mais de 35 anos. Os atendimentos acontecerão entre os dias 18 de junho e 13 de julho de 2024, no Estacionamento do Hospital de Esperança. 

Serão distribuídas 55 senhas por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, para atendimento no mesmo dia de início da carreta, das 8h às 17h. Aos sábados, 25 senhas, das 8h às 12h (exceto nos feriados). As mulheres entre 50 e 69 anos são o público-alvo da campanha, portanto, poderão realizar o exame apresentando apenas o RG e o Cartão SUS. Conforme o Ministério da Saúde, nesta idade é indicada a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. 

O exame de rotina deve ser feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença. Para mulheres de 35 a 49 anos e mulheres com mais de 70, é necessário apresentar o pedido médico SUS, cartão SUS e RG.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), Breno Erbella Casari, mais 1.000 mulheres serão contempladas neste ano, conforme a estimativa, alcançando 3.000 exames entre 2023 e 2024. “Agradecemos ao governador Tarcísio de Freitas e ao Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, que novamente atenderam a solicitação de Prudente e beneficiará também a região”. 

Atendimento à imprensa

Os veículos de comunicação que desejam fazer fotos e filmagens precisam obrigatoriamente entrar em contato com a assessoria de imprensa FIDI, responsável por assessorar o serviço, para que sejam feitas as autorizações: imprensa.fidi@agenciafr.com.br ou pelo telefone (16) 99623-2823. 

Conforme as regras da Fidi, as pacientes não podem ser fotografadas ou filmadas, principalmente em momento de exame, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para filmar as pacientes, é necessário pedir autorização, ficando o veículo solicitante único e exclusivamente responsável pelo uso de imagem.