Prudente soma 26,21% de cobertura vacinal contra Influenza

A cidade aplicou 20.022 doses contra a Influenza

Por Hiltonei Fernando

Prudente soma 26,21% de cobertura vacinal contra Influenza
A cidade aplicou 20.022 doses contra a Influenza
foto: Mariana Padovan/Arquivo

A cidade de Presidente Prudente-SP está com 26,21% de cobertura vacinal contra Influenza, vírus causador da gripe. Os dados são relativos aos dados de quinta-feira (25), emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). O Estado de São Paulo soma 22,43% do público-alvo imunizado já o balanço do país, emitido pelo Ministério da Saúde, aponta 22% de adesão, números bem abaixo da meta dos 90%. 

O público-alvo da campanha em Prudente foi estimado em 94.640 pessoas. Até o momento, foram aplicadas 20.022 doses. Os idosos concentram a maioria dos imunizantes aplicados: 12.916. Na sequência: crianças, com 2.293; trabalhadores da saúde, com 1.848; pessoas com comorbidades, 1.835. 

Conforme o Ministério da Saúde (MS), o imunizante da Campanha 2024 é o trivalente, ou seja, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil, como a Influenza A (H1N1), Influenza A (H2N3) e Influenza B. 

Nesta fase da campanha, podem ser vacinadas as pessoas que estão inclusas no Grupo Prioritário, segundo critérios do MS: 

- Crianças de 6 meses a menores 6 anos;

- Pessoas de 60 anos e mais;

- Gestantes;

- Puérperas;

- Indígenas vivendo fora das terras indígenas;

- Indígenas vivendo em terra indígena;

- Quilombolas;

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Adolescentes em medidas socioeducativas (< 18 anos);

- População privada de liberdade (< 18 anos);

- Funcionário do Sistema de Privação de Liberdade;

- Comorbidades;

- Professores;

- Forças Armadas;

- Pessoas em situação de rua;

- Forças de Segurança e Salvamento;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;

- Trabalhadores portuários.

Vale ressaltar que, no novo modelo de cadastro, o registro da vacinação da Influenza será lançado no sistema nominalmente, nos mesmos moldes da vacinação contra a covid-19, portanto, o munícipe precisa comparecer na unidade de saúde munido do CPF. No caso das crianças que ainda não possuem o documento, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento.

O imunizante está disponível em todas as 28 salas de vacinação de Presidente Prudente-SP, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, há plantão na sala de vacina da ESF Vila Marcondes, das 9h às 15h.

Informação: Secom PP