Prudente terá radar de vigilância aérea mais moderno do Brasil

A proposta é viabilizar uma área compatível com o aparelho

Por Hiltonei Fernando

Prudente terá radar de vigilância aérea mais moderno do Brasil
A proposta é viabilizar uma área compatível com o aparelho
foto: divulgação/Omnisys

A cidade de Presidente Prudente-SP terá a mais avançada estação radar do controle do espaço aéreo do Brasil. A instalação decorre de um trabalho articulado entre as secretarias de Tecnologia (Setec) e de Planejamento (Seplan), para viabilizar uma área compatível com as necessidades do aparelho, bem como autorizar, por meio de lei complementar, a concessão de um terreno municipal nas proximidades do aeroporto, para abrigar a estrutura. A concessão é válida por 30 anos e pode ser prorrogada por igual período.  

Os radares lp23sst-ng e rsm970s-ng, da Omnisys, que integram a estação radar, são certificados pelo Ministério da Defesa como Produto Estratégico de Defesa (PED) e serão fabricados em São Bernardo do Campo-SP, na sede da Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil.

Similar à Estação Radar de Corumbá-MS, inaugurada em 2020, a nova instalação em Presidente Prudente-SP, por sua vez, será pioneira ao integrar os radares primário lp23sst-ng e secundário rsm970s-ng. Com capacidade de fornecer dados de altimetria e detecção de alvos lentos e rápidos, os sistemas da nova estação garantem a identificação precisa das aeronaves em voo, aliada às funções de proteção eletrônica que possibilitam uma detecção precisa mesmo sob interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

A Estação Radar de Presidente Prudente-SP deve aumentar de foma significativa a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou atividades ilícitas, desempenhando um papel decisivo no sucesso das operações de vigilância do espaço aéreo nas regiões sul e centro-oeste do país.

Informação: Ascom/Omnisys