
A Sala de Hidratação da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte, a UPA do Guanabana, completou um mês na segunda-feira (14). A iniciativa foi implementada pela prefeitura de Presidente Prudente-SP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para assistir pacientes sintomáticos de dengue e desafogar a fila de espera no local.
Conforme o balanço apresentado pela equipe técnica, nesses 30 dias de serviços à comunidade, a sala de hidratação endovenosa efetuou 2.995 atendimentos relacionados à dengue, número relativo somente a novos pacientes registrados durante o período.
De acordo com a secretária da Sesau, Débora Tiezzi, a implantação da sala teve como base uma melhor assistência aos munícipes, considerando que cada procedimento de hidratação endovenosa leva cerca de 3 horas, aproximadamente.
Nebulização
O município segue com ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Nesta quarta-feira (16), a ação segue por novas áreas definidas pela prefeitura. A recomendação é que os moradores permaneçam dentro de suas casas durante a aplicação do inseticida. Os que possuem alergias e animais de estimação devem ficar em um cômodo protegido e só podem circular pela casa novamente após 30 minutos do procedimento. É importante que os moradores retirem roupas do varal, cubram alimentos e mantenham portas, janelas e cortinas abertas durante a nebulização.
Mutirão
No sábado (12), as equipes percorreram os bairros Jardim Brasília, Vila Nova Planaltina, Vila Ramos de Freitas, Vila Paulo Roberto, Jardim Planalto e Jardim Santana.
Durante o bloqueio, os agentes visitaram casas, fizeram orientações aos moradores quanto à eliminação de criadouros, aplicaram larvicidas, entre outros serviços, realizados em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Casos
Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (14). Os resultados mostram 13.289 casos positivos, mais 19.399 notificações. Em 2025 também foram confirmados 19 óbitos.
Informação: Secom PP