
A secretária Estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, esteve em Presidente Prudente-SP na manhã de terça-feira (18) para a abertura oficial das Carretas que o município foi contemplado: Carreta da Mamografia e Carreta do Empreendedorismo. O evento aconteceu no Parque de Uso Múltiplo (P.U.M), onde estão sendo oferecidos os serviços, com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade.
O prefeito da cidade, Milton Carlos de Mello, Tupã, que está em São Paulo, foi representado pela presidente do Fundo Social, Renata Mello, e pelo vice-prefeito, José Osanam, acompanhado de sua esposa, Denise Albuquerque. Também fizeram parte da solenidade as secretárias Municipais de Saúde (Sesau), Débora Tiezzi, e de Assistência Social (SAS), Ariane Jacintho Toledo César, o gerente do Escritório Regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, e a gerente do Senac, Katia Cristina Martins.
Valéria também apresentou a cartilha do governo do Estado, que traz informações relevantes principalmente para a segurança e auxílio à mulher, como o aplicativo que é ligado a informações da tornozeleira eletrônica de agressores. “Se o agressor atravessar o perímetro da medida protetiva, imediatamente, o aplicativo que monitora isso, mandará uma viatura e prenderá essa pessoa antes dele chegar perto da mulher”, explicou.
A presidente do Fundo Social, Renata Mello, agradeceu a secretária, Valéria Bolsonaro, pelas carretas destinadas a Presidente Prudente, que vão beneficiar muitas mulheres, inclusive, a desafogar a fila do SUS para exames de mamografia.
Visita ao Fundo Social
Antes do evento, a secretária conheceu as dependências do Fundo Social, onde foi recebida pela presidente e primeira-dama, Renata Mello, pelo vice-prefeito, José Osanam, e pela equipe, incluindo secretários municipais.
Valéria conheceu os espaços, como o brechó, o polo de cozinha industrial, o curso de costura, a sala para curso de cabeleireiro, entre outros locais.
Carretas
As 50 senhas distribuídas por dia na carreta da mamografia esgotaram logo nas primeiras horas da manhã. O atendimento é por ordem de chegada. Aos sábados serão ofertadas 25 senhas. As carretas ficarão no PUM até 28 de fevereiro.
O público-alvo é mulher de 50 a 69 anos, sendo necessário apresentar apenas o RG e o Cartão SUS. Para mulheres com menos de 50 anos ou mais de 70 que queiram fazer o exame, é necessário apresentar um pedido médico.
Presidente Prudente também recebe pela primeira vez a Carreta do Empreendedorismo Feminino, parte do Programa “SP Por Todas”. A primeira aula foi do curso de Fotografia Comercial com Celular, na manhã de segunda-feira (17).
Em parceria com o Senac, serão oferecidos cursos como: Design de Sobrancelhas, Fotografia Comercial com Celular e Depilação Facial com Linha e Técnicas de Escovação, com carga horária de 20 a 24 horas. Já em parceria com o Sebrae, os cursos incluem: Desenvolvimento Pessoal, Organização de Ideias de Negócio e Planejamento para Formalização, com 4 horas de duração cada.
Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, das 9h às 12h, também haverá atendimento da Defensoria Pública do Estado de São Paulo na carreta, atendendo por demanda espontânea.
A Carreta do Empreendedorismo atenderá nos seguintes períodos:
- 2ª, 4ª e 6ª (17 a 21/02): das 8h às 17h50;
- 2ª, 4ª e 6ª (21 a 24/02): 8h às 17h;
- 3ª e 5ª (18, 20, 25 e 27/02): 8h às 22h;
- Sábados (22/02 e 01/03): 8h às 12h.
Informação: Secom PP