Os vereadores de Álvares Machado-SP aprovaram quatro projetos de lei durante a sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (16). Entre os assuntos discutidos em plenário, dois requerimentos de providências cobram o Executivo e a Sabesp sobre o fornecimento de medicamento de alto custo e a qualidade da água do Córrego do Macaco, respectivamente.
Os vereadores encaminharam três indicações de melhorias na cidade. A primeira delas, assinada por Zé Carteiro (PT), é a necessidade de limpeza de entulhos em área pública nos fundos das residências localizadas na Rua Antonio Gaban, bem como a instalação de placa de advertência sobre a prática criminosa. Foi ainda apontada a manutenção dos parques infantis dos Conjuntos Habitacionais Antonio Prado e Maria da Penha pelo parlamentar Joel Nunes (União Brasil).
Aprovados
A presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PP), teve requerimento de providências aprovado cobrando o Executivo a razão contábil por credor de cada emenda parlamentar referente aos exercícios de 2023 e 2024.
Já Cláudio Salomão (PP) solicitou à empresa estatal Sabesp o envio de laudo sobre a qualidade da água do Córrego do Macaco, local que sofreu com o despejo de esgoto por vários anos. "Esse córrego passa nos fundos dos bairros Nossa Senhora da Paz, Maria de Lourdes até cair no Rio do Peixe. Ele é importante, pois percorre grande parte do município. Eu calculo que, por mais de 50 anos o esgoto foi jogado no rio. O que não acontece mais, após a instalação de uma estação de recalque pela Sabesp, sendo agora tratado", expõe.
"Quero que a Sabesp informe como está a qualidade dessa água. Se ela estiver em boas condições, vamos tentar repovoar com lambaris e outras espécies de peixes. Depois de 50 anos de esgoto, impossível ter sobrevividos. Mas, o córrego volta a ter vida com essas ações", frisa.
Em requerimento, o vereador Zé Carteiro solicitou informações sobre os procedimentos para o fornecimento de medicamentos de alto custo pelo município, bem como se houve casos em que os pacientes tiveram que recorrer à Justiça.
Ele quer saber ainda sobre o custo da obra realizada na Rua Pedro Mazzaro. O vereador ainda cobra manutenção das estradas rurais após as fortes chuvas no fim de semana. "Qualquer reclamação que venha ocorrer no município é devido à chuva. Pode jogar 100 caminhões de resíduos de piche que vai tudo embora se não tiver planejamento, como ocorre nas Chácaras Arthur Boigues. No ano passado, solicitei que fosse feita manutenção nas galerias, que estão inutilizadas e cobertas de mato. O bairro inteiro é detonado. Quando chove, a prioridade nos bairros que não têm pavimentação e na zona rural", pontua.