Saúde implementa técnica de restauração atraumática para crianças

Tratamento é recomendado pela OMS

Hiltonei Fernando

Saúde implementa técnica de restauração atraumática para crianças
Tratamento é recomendado pela OMS
foto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Saúde de Rio Preto-SP, por meio do Programa Saúde na Escola, implementou neste mês a técnica de restauração atraumática para crianças, que consiste no tratamento da cárie dentária com instrumentos manuais, permitindo que o procedimento seja feito fora do consultório dentário. 

A técnica é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vez que facilita o acesso ao tratamento dentário. Em Rio Preto, o projeto foi iniciado na Escola Municipal Jandira Jandira Caetano Ribeiro, onde a equipe de saúde bucal da UBS Solo Sagrado atendeu os estudantes. 

"Nesta técnica, as restaurações são feitas sem a utilização do motorzinho e sem anestesia, removendo as camadas superficiais da cárie, com instrumentos manuais. Portanto, os procedimentos são menos invasivos, gerando mais conforto e tranquilidade para a criança. A equipe se surpreendeu com a aceitação dos pequenos neste atendimento realizado na escola, de forma diferenciada e com muita tranquilidade", afirmou a coordenadora de saúde bucal da Atenção Básica, Ana Maria Carpes Pranke.

Para fazer a restauração atraumática, utiliza-se o ionômero de vidro, que adere ao dente, liberando flúor na cavidade bucal e dificultando o aparecimento de outras lesões da cárie. Dessa forma, a quantidade de bactérias que provocam a cárie é reduzida pela eliminação das cavidades de cárie, "colaborando para uma dentição mais saudável e evitando infecções bucais e perdas dentárias", completou Ana Maria.

Todas as crianças atendidas na escola têm autorização prévia dos pais ou responsáveis. Caso os profissionais constatem alunos com cáries muito profundas ou com necessidade de outros tratamentos, é realizado encaminhamento para a unidade de saúde de referência. 

No momento, as escolas que vão receber o projeto são as que participam do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem por objetivo integrar as ações dos setores para promover a melhoria da qualidade de vida da população. O PSE inclui atividades de saúde bucal, ocular e auditiva, nutrição, atividade física, entre outras. 

No âmbito da saúde bucal, já são realizadas nas escolas a escovação supervisionada, aplicação de flúor e orientações. Além disso, os profissionais também realizam o levantamento epidemiológico, identificando crianças com necessidade de tratamento dentário. Nesse caso, a criança é encaminhada para uma UBS. "No entanto, observa-se que menos de 30% das crianças encaminhadas procuram o atendimento odontológico", disse Ana Maria Pranke.

Por isso, além da prevenção, a técnica de restauração atraumática também auxilia a reduzir possíveis procedimentos invasivos. Além da OMS, o Ministério da Saúde preconiza a “Odontologia de Mínima Intervenção", com atendimentos odontológicos com menos desconforto e menos invasivos. A odontologia de Mínima Intervenção tem como meta a preservação da estrutura dentária, a educação em saúde dos pacientes, a prevenção e cuidados necessários para manutenção da saúde bucal.

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação

NOTÍCIASA

Carregar mais