Band Multi - Rio Preto e Araçatuba

Araçatuba lança campanha de encoleiramento de cães

A proposta é combater a Leishmaniose

Por Hiltonei Fernando

Araçatuba lança campanha de encoleiramento de cães
foto: cedida

A prefeitura de Araçatuba-SP lançou, nesta segunda-feira (27), a Campanha Fora Leish, ação de encoleiramento de cães para combate à leishmaniose. Inédita na cidade, a campanha terá duração de quatro anos. 

Esse projeto foi ofertado a Araçatuba pelo fato de o município ter as ações de controle da leishmaniose bem organizadas, equipe específica para o combate e todos os insumos necessários para o diagnóstico canino e humano.  

A secretária de Saúde, Carmem Guariente, afirmou que as ações contra a leishmaniose acontecem desde o início da gestão. “Quando assumimos a gestão, a nossa preocupação era o grande número de casos positivos em cães e, na época, a única oferta era fazer a eutanásia. Desde então, implantamos todas as ações de vigilância e controle da leishmaniose. Após isso, fizemos um plano construído junto ao Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo, com aprovação do Comus e o encoleiramento dos cães complementa o trabalho que já vem sendo realizado na cidade”.

COMO VAI FUNCIONAR

As coleiras são para a prevenção da leishmaniose, ou seja, serão colocadas em cães saudáveis. Elas têm um repelente que impede a transmissão da doença. Os agentes farão visitas, de casa em casa, com início pelos bairros com mais casos da doença em humanos. De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações devem começar no bairro Turrini e, na sequência, nos bairros com maior risco, até que a ação chegue em todos os bairros da cidade.

Todos os cães domiciliados maiores de 3 meses serão encoleirados. A coleta de sangue para exames é feita apenas em animais maiores de 6 meses. 

A coleira será trocada a cada 6 meses, período em que será feito um exame de sangue no animal. O material vai para o Centro de Controle de Zoonoses, onde passa por um teste rápido. Caso haja confirmação da leishmaniose, o material é encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para exame confirmatório.

Ao final da cerimônia, o cachorrinho Caramelo, mascote da campanha Fora Leish, foi encoleirado pelo prefeito da cidade, Dilador Borges, marcando oficialmente o início das ações.

Informação: Secom Araçatuba

NOTÍCIASA

Carregar mais